Sociologia, cultura e arte: um debate entre espaços e tempos
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.07Resumo
Com base nas coletâneas do antropólogo brasileiro Gilberto Velho – Sociologia da arte; Sociologia da arte II; e Arte e sociedade – ensaios de sociologia da arte (1966, 1967 e 1977) – à luz do livro A sociologia da arte (2008), da socióloga francesa Nathalie Heinich, o artigo traça diálogos espaço-temporais entre pensadores da sociologia da arte e da cultura. Incluídos nas organizações de Velho e analisados por Heinich, autores como Erwin Panofsky, Jean Duvignaud, Pierre Francastel e Roger Bastide terão ideias avaliadas, de modo que se verifiquem aspectos comuns em suas proposições teóricas e metodológicas, bem como suas pertinências no debate contemporâneo. A análise de pressupostos clássicos, a abrangerem mundos artísticos e sociais, visa a uma contribuição conceitual e a uma reflexão atual sobre o campo.
Palavras-chave: sociologia e cultura, mundos artísticos e sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.