Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.3.14Resumo
O presente artigo realiza uma “radiografia” das publicações acadêmicas, sob o formato de dossiês, relacionadas com a temática “ensino de Sociologia” (2007-2017). A atenção concentrou-se prioritariamente em quatro elementos constitutivos da publicação científica em questão: (i) a revista; (ii) os organizadores; (iii) os autores e; (iv) os artigos. O termo “radiografia” faz alusão ao propósito de desvelar configurações não explícitas nos dossiês em análise, o que corrobora para a compreensão da História recente desse subcampo da Sociologia. Dentre os pontos identificados, destacamos o papel central das universidades públicas e a importância de pesquisadores vinculados às instituições localizadas no Nordeste e no Sul na ampliação dos espaços de publicação de pesquisas sobre o ensino de Sociologia, assim como ficou evidente a recente expansão do prestígio social do subcampo de pesquisa no interior da comunidade acadêmica e seu alargamento.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, dossiês, produção acadêmica, subcampo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.