Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas
  • Ewerton Diego de Souza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.3.14

Resumo

O presente artigo realiza uma “radiografia” das publicações acadêmicas, sob o formato de dossiês, relacionadas com a temática “ensino de Sociologia” (2007-2017). A atenção concentrou-se prioritariamente em quatro elementos constitutivos da publicação científica em questão: (i) a revista; (ii) os organizadores; (iii) os autores e; (iv) os artigos. O termo “radiografia” faz alusão ao propósito de desvelar configurações não explícitas nos dossiês em análise, o que corrobora para a compreensão da História recente desse subcampo da Sociologia. Dentre os pontos identificados, destacamos o papel central das universidades públicas e a importância de pesquisadores vinculados às instituições localizadas no Nordeste e no Sul na ampliação dos espaços de publicação de pesquisas sobre o ensino de Sociologia, assim como ficou evidente a recente expansão do prestígio social do subcampo de pesquisa no interior da comunidade acadêmica e seu alargamento.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, dossiês, produção acadêmica, subcampo.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Sociologia (USP), professor do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (ufal). Editor chefe das revistas "Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais" e da "Revista Café com Sociologia". Integrante da Comissão de comunicação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, membro do Grupo de Pesquisa de Ensino de Ciências Sociais (Xingó-Ufal) e coordenador do grupo de pesquisa Cultura, identidade e Movimentos Sociais (Ufal).

Ewerton Diego de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Downloads

Publicado

2017-11-13