Grafites do amor, da paz e da alegria na cidade Olímpica: interfaces entre política, arte e religião no Rio 2016

Autores

  • Christina Vital da Cunha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.3.10

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar a articulação entre arte, política e religião a partir de uma investigação sobre os sentidos atribuídos por diferentes atores aos grafites, estêncis e murais que formam uma paisagem motivacional no Rio de Janeiro no contexto das Olimpíadas 2016. Discursos, imagens e legislações conformam as situações a partir das quais propomos esta análise, tendo sido sistematizadas no âmbito de projetos de pesquisa em andamento financiados com recursos do CNPq e da Universidade Federal Fluminense. Foram realizadas entrevistas com grafiteiros e com representantes da prefeitura e em uma cartografia das produções presentes, principalmente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O recorte da pesquisa cobrindo grafites e outras intervenções principalmente na Zona Sul se justifica pela importância que esse território da cidade assume politicamente para a projeção externa desse “espírito carioca”, sobretudo, no contexto olímpico.

Palavras-chave: grafite, política, representações urbanas, religião.

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Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Dossiê: Artes e criatividade: identidades e diferenças entre o local e o global