Grafites do amor, da paz e da alegria na cidade Olímpica: interfaces entre política, arte e religião no Rio 2016
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2017.53.3.10Resumo
Neste artigo, temos como objetivo analisar a articulação entre arte, política e religião a partir de uma investigação sobre os sentidos atribuídos por diferentes atores aos grafites, estêncis e murais que formam uma paisagem motivacional no Rio de Janeiro no contexto das Olimpíadas 2016. Discursos, imagens e legislações conformam as situações a partir das quais propomos esta análise, tendo sido sistematizadas no âmbito de projetos de pesquisa em andamento financiados com recursos do CNPq e da Universidade Federal Fluminense. Foram realizadas entrevistas com grafiteiros e com representantes da prefeitura e em uma cartografia das produções presentes, principalmente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O recorte da pesquisa cobrindo grafites e outras intervenções principalmente na Zona Sul se justifica pela importância que esse território da cidade assume politicamente para a projeção externa desse “espírito carioca”, sobretudo, no contexto olímpico.
Palavras-chave: grafite, política, representações urbanas, religião.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.