A ética do cuidado como uma gramática da ação: uma análise do consumo crítico em um mercado alternativo

Autores

  • Felipe da Luz Colomé Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Mayer Departamento de Ciências Sociais/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.13

Resumo

O presente artigo é parte de um estudo que abordou a emergência do consumo crítico no sul do Brasil. Contemporaneamente, o consumo crítico é compreendido como um fenômeno multifacetado que se traduz na materialização de concepções morais e visões de mundo a partir de posições críticas em relação ao consumo. Esse estudo investigou este fenômeno, tendo por base as práticas de consumo desenvolvidas no âmbito da economia solidária. Através dos aportes da sociologia pragmática de Luc Boltanski e Laurent Thévenot (1991), analisamos a racionalidade axiológica que subjaz às escolhas dos agentes em mercados alternativos. Com base nestes pressupostos, a partir de pesquisa de campo desenvolvida na feira de economia solidária de Santa Maria, RS, Brasil, evidenciamos as motivações e justificações que remetem à constituição de uma eticidade do cuidado, ancorada nos vínculos de pertencimento comunitários com ênfase nas sociabilidades primárias tendo em vista a escolha de uma dieta saudável. Assim, em relação aos resultados dessa investigação, deparamo-nos com a prevalência de argumentos alicerçados em uma moral que privilegia o cuidado em relação aos membros da comunidade doméstica. Já em relação aos procedimentos metodológicos, valemo-nos de uma abordagem qualitativa, sendo utilizadas as técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com os frequentadores deste mercado alternativo.

Palavras-chave: consumo crítico, gramática da ação, ética do cuidado, economia solidária, saúde.

Biografia do Autor

Felipe da Luz Colomé, Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Desenvolve investigações no âmbito da Sociologia do Consumo com foco nos processos atinentes às práticas de consumo e participação política.

Ricardo Mayer, Departamento de Ciências Sociais/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Ciências Sociais. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria - PPGCS-UFSM e editor da Século XXI - Revista de Ciências Sociais, periódico do PPGCS-UFSM. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia política, sociologia do trabalho e sociologia da moral concentrando-se nos seguintes temas: dimensões simbólicas da desigualdade, reconhecimento denegado, protesto social e ação coletiva, conflitos e controvérsias públicas

Downloads

Publicado

2016-07-08