Molduras e enquadramentos: reflexões metodológicas para uma análise interacionista
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.11Resumo
Esse trabalho busca discutir e aproximar as principais propostas metodológicas desenvolvidas no âmbito da perspectiva interacionista do enquadramento interpretativo aplicada ao estudo de movimentos sociais. Argumenta-se que dois modelos foram desenvolvidos a partir de pressupostos teóricos e conceituais distintos: um voltado para a análise de estruturas cognitivas mentais internas e outro para a análise das negociações de sentido. É proposto um modelo metodológico alternativo que aproxima essas abordagens a partir das reflexões desenvolvidas por teorias sociológicas pragmáticas, bem como a partir das contribuições da análise de conteúdo e de discurso. Tal proposta metodológica é exemplificada por um estudo das interações entre o movimento dos direitos animais e a mídia de massa em Porto Alegre.
Palavras-chave: enquadramento interpretativo, interacionismo, análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.