Construção social de mercados e as tendências de consumo: o caso do Pavilhão da Agricultura Familiar da EXPOINTER (RS)

Autores

  • Maycon Schubert Agrônomo. Mestre em Desenvolvimento Rural. Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS – PPGS/UFRGS. Bolsista Capes. Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9.500 Sala 103 IFCH Campus do Vale, Porto Alegre/RS – 91509-900 – F: +55 51 3308-6635
  • Sergio Schneider Sociólogo. Doutor e Mestre em Sociologia. Pós-doutor em Planejamento Regional e Urbano. Professor de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos Alimentares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR). Bolsista PQ/CNPq/Brasil. Endereço: UFRGS/IEPE/PGDR - Av. João Pessoa, 31 - Porto Alegre, RS - 90.040-000 – F: +55 51 3308-3281

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.08

Resumo

O artigo explora os contextos de construção social dos mercados, tendo como objeto de pesquisa a feira da agricultura familiar na EXPOINTER. O objetivo é discutir a formação histórica desse mercado, por meio de entrevistas semiestruturadas com atores-chave dos movimentos sociais e gestores públicos. Também foi aplicado um questionário com perguntas fechadas a 218 consumidores para levantar informações sobre seu perfil. Esse espaço existe desde 1999 dentro da feira e, desde então, ocorre anualmente. A análise mostrou que o perfil dos compradores/consumidores da feira é de renda e escolaridade elevadas. As conclusões mostram que os produtos da feira da agricultura familiar possuem grande receptividade dos consumidores em face da qualidade e uma percepção de contribuição com a saúde. O estudo também concluiu que a feira foi criada mediante uma coalizão de interesses entre poder público e movimentos sociais, especialmente o sindicalismo rural da agricultura familiar.

Palavras-chave: feiras, consumo, agricultura familiar, “saudabilidade”.

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Publicado

2016-09-09