Construção social de mercados e as tendências de consumo: o caso do Pavilhão da Agricultura Familiar da EXPOINTER (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.3.08Resumo
O artigo explora os contextos de construção social dos mercados, tendo como objeto de pesquisa a feira da agricultura familiar na EXPOINTER. O objetivo é discutir a formação histórica desse mercado, por meio de entrevistas semiestruturadas com atores-chave dos movimentos sociais e gestores públicos. Também foi aplicado um questionário com perguntas fechadas a 218 consumidores para levantar informações sobre seu perfil. Esse espaço existe desde 1999 dentro da feira e, desde então, ocorre anualmente. A análise mostrou que o perfil dos compradores/consumidores da feira é de renda e escolaridade elevadas. As conclusões mostram que os produtos da feira da agricultura familiar possuem grande receptividade dos consumidores em face da qualidade e uma percepção de contribuição com a saúde. O estudo também concluiu que a feira foi criada mediante uma coalizão de interesses entre poder público e movimentos sociais, especialmente o sindicalismo rural da agricultura familiar.
Palavras-chave: feiras, consumo, agricultura familiar, “saudabilidade”.
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