A sociologia e a escola em debate nos Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica

Autores

  • Danyelle Nilin Gonçalves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.08

Resumo

Criado como um espaço de reflexividade, de formação e partilha de experiências de ensino, de pesquisas e dos modos de implantação da Sociologia nos currículos dos estados brasileiros, o Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) não pode ser compreendido sem levar em consideração a implantação da disciplina no currículo do ensino médio brasileiro. À medida que a Sociologia foi se institucionalizando na escola e novas temáticas ocupavam as salas de aula, essas questões passaram a se tornar parte dos debates nos eventos, sendo foco de oficinas pedagógicas, das apresentações em pôsteres, das comunicações orais nos grupos de trabalho e das mesas redondas. É sobre o significado desse encontro, na sua dimensão política e educativa, nos sentidos de pertencimento, de visibilidade, de luta, de sociabilidade, de difusão de conhecimento, de discussão e de debate que esse artigo trata.

Palavras-chave: sociologia, escola, ENESEB.

Biografia do Autor

Danyelle Nilin Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Ciências Sociais.

Professora da Licenciatura em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

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Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB2015