Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota e recente
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2015.51.3.02Resumo
Este artigo dedica-se a revisar a história da Sociologia no Brasil, especialmente sua institucionalização na educação básica. Comparamos dois períodos em que foi obrigatória no currículo regular: dos anos de 1925 a 1942 e dos anos 1990 até hoje. Observamos a introdução da Sociologia nas escolas relacionando a sua institucionalização às demandas e desafios de cada contexto social. Nesse aspecto, procuramos destacar três níveis de análise: (a) a relação Estado-Sociedade, (b) os agentes que reivindicam sua institucionalização, (c) as condições de produção e circulação social do conhecimento sociológico. Constatamos que, nos dois períodos, em diferentes sentidos, a introdução da Sociologia na escola esteve relacionada a uma consciência acerca da necessidade de reconstrução institucional, respondendo a demandas históricas de constituição de novos agentes sociais.
Palavras-chave: sociologia, institucionalização, escola, Brasil.
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