O setor elétrico entre a questão histórica e os problemas sociológicos
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.2.08Resumo
O final do século XX caracterizou-se por um processo complexo e de grandes transformações em esfera global, onde a globalização, o neoliberalismo e as reformas orientadas para o mercado adquirem relevância teórica entre pesquisadores, cientistas e intelectuais dos mais diversos campos do saber e, relevância prática na orientação macroeconômica e político-institucional adotada integralmente ou em parte por diversos países no mundo, especialmente pelos países em desenvolvimento e, dentre eles, o Brasil. Desse processo destacamos as mudanças no setor elétrico (compreendido como estratégico). A reflexão sobre o setor elétrico implica compreendê-lo em sua complexidade, ou seja, do ponto de vista econômico, institucional e político, levando em conta os diversos atores que o compõem (agentes privados e públicos) e, ao mesmo tempo, os tipos de respostas dadas pelo Estado a esses movimentos, atores e pressões.
Palavras-chave: setor elétrico, Estado e transformações, desenvolvimento, sociologia política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.