Do caldeirão de culturas ao buffet de diversidade cultural: os usos das “brasilidades” como discurso na moda contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.1.03Resumo
O artigo analisa a transformação das representações sobre o Brasil no contexto da mundialização. A partir de uma pesquisa de campo realizada junto a agentes responsáveis pela criação e simultânea globalização do discurso em torno da existência de uma “moda brasileira”, podem-se perceber os usos atuais das brasilidades em termos globais e mercadológicos. Tais usos revelam uma passagem do “mestiço” ao “diverso” como adjetivo mais característico da(s) brasilidade(s), desde então concebidas no plural. Essa concepção tem por base uma perspectiva que busca enumerar diferenças em vez de subsumi-las em tipos únicos, uma vez que a enumeração da suposta diversidade nacional seria a postura mais conveniente a adotar no seio do mercado mundial de bens simbólicos, no qual a noção de “diversidade cultural” assume atualmente posição privilegiada.
Palavras-chave: mundialização e diversidade cultural, mercado global de moda, mestiçagem e diversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.