Do caldeirão de culturas ao buffet de diversidade cultural: os usos das “brasilidades” como discurso na moda contemporânea

Autores

  • Miqueli Michetti Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas. FGV - EAESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2014.50.1.03

Resumo

O artigo analisa a transformação das representações sobre o Brasil no contexto da mundialização. A partir de uma pesquisa de campo realizada junto a agentes responsáveis pela criação e simultânea globalização do discurso em torno da existência de uma “moda brasileira”, podem-se perceber os usos atuais das brasilidades em termos globais e mercadológicos. Tais usos revelam uma passagem do “mestiço” ao “diverso” como adjetivo mais característico da(s) brasilidade(s), desde então concebidas no plural. Essa concepção tem por base uma perspectiva que busca enumerar diferenças em vez de subsumi-las em tipos únicos, uma vez que a enumeração da suposta diversidade nacional seria a postura mais conveniente a adotar no seio do mercado mundial de bens simbólicos, no qual a noção de “diversidade cultural” assume atualmente posição privilegiada.

Palavras-chave: mundialização e diversidade cultural, mercado global de moda, mestiçagem e diversidade.

Biografia do Autor

Miqueli Michetti, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas. FGV - EAESP

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP), mestrado em Sociologia pela mesma universidade e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), com estágio de doutorado junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura. Atualmente, é pesquisadora e professora de sociologia do departamento "Fundamentos Sociais e Jurídicos" Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FSJ/EAESP/FGV).

Downloads

Publicado

2014-01-15

Edição

Seção

Dossiê: Novas representações do Brasil e da brasilidade