O acesso aos instrumentos públicos como influenciador do consumo cultural pela população de baixa renda
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.2.05Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações entre as variáveis influenciadoras e o consumo de produtos culturais por consumidores de baixa renda, considerando o modelo adaptado de Leocádio (2008). Nesse contexto, buscou-se identificar as variáveis que explicam o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o nível de acesso aos instrumentos públicos de consumo cultural e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil da renda do consumidor e o consumo de produtos culturais; avaliar a relação entre o perfil de capital cultural do consumidor e o consumo de produtos culturais; verificar as relações entre os antecedentes, conforme o modelo adaptado de Leocádio (2008), que influenciam o consumo de produtos culturais. Apresentou-se um modelo que integra os antecedentes de consumo cultural. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 556 respondentes, em 31 bairros da cidade de Fortaleza, consumidores de produtos culturais de baixa renda. Foram utilizadas técnicas de análise de dados multivariadas por meio de análise fatorial, além da modelagem de equações estruturais, utilizando-se o software Smartpls 2.0. Os antecedentes que apresentaram relação com o consumo foram: capital cultural, preferência e a influência dos grupos de referência. O modelo estrutural analisado demonstrou que inovatividade, acesso aos instrumentos de consumo e vivências em manifestações artísticas influenciam a preferência e não têm relação com o consumo de produtos culturais.
Palavras-chave: consumo, produto cultural, baixa renda, modelos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.