Desvelando identidades através de retalhos de histórias de vida: práticas de psicologia social
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.2.04Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre identidade a partir de dados empíricos buscados em cinco histórias de vida selecionadas na prática de acadêmicos de Psicologia Social II, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Nele são utilizadas algumas concepções de identidade conhecidas, partindo do fato de que a identidade sempre pode ser decomposta em várias dimensões, como a expressa pela chamada “identidade nuclear” (núcleo do ego) ou “identidade do eu”, ou então a que se refere à ideia do “ser humano como um ser de projeto”, ou, ainda, a que está referida ao lugar e ao território. Nas histórias de vida analisadas, são identificados “retalhos” que ajudam a desvelar as identidades concebidas em permanente processo. O artigo tem uma estrutura simples: inicia com uma breve introdução, seguem três momentos nos quais são reproduzidas análises pertinentes a três grandes blocos conceituais, e, por fim, são traçados, nas considerações finais, alguns delineamentos pontuais de conclusão e perspectivas de continuidade e aprofundamento.
Palavras-chave: identidade, cultura, história de vida, projeto de vida, psicologia social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.