Pós-desenvolvimento, indicadores e culturas de auditoria: reflexões críticas sobre governança e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.2.03Resumo
O artigo explora três dimensões do debate recente sobre o desenvolvimento. Primeiro, analisa-se brevemente a crítica do desenvolvimento na proposta que se tornou conhecida como pós-desenvolvimento. Em segundo, examina-se a possível conexão entre o pós-desenvolvimento e a análise crítica de indicadores, rankings e metas padronizadas de desenvolvimento e de governança. Por fim, analisa-se a complexa e disputada relação entre colonização e desenvolvimento. Como conclusões, faz-se uma reflexão sobre a teoria social contemporânea e questões relacionadas aos estudos de desenvolvimento, tais como agência e auditoria, desejo/repulsa dos projetos de desenvolvimento e crítica da modernidade.
Palavras-chave: pós-desenvolvimento, colonialismo, indicadores, Objetivos do Milênio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.