Instituições e Cultura: difusão e modelagem internacional da política pública brasileira de combate à pobreza
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.2.01Resumo
Este artigo objetiva apresentar resultados da pesquisa que investiga políticas sociais para a redução da pobreza dos governos Cardoso, Lula e Dilma sob a perspectiva das correntes teóricas sobre modelagem e difusão de políticas. A metodologia está na fase de exploração de documentos e da discussão de momentos marcantes do sistema de proteção social brasileiro entre os anos 1995 e 2012. Os resultados indicam que nos governo Cardoso, Lula e Dilma predominou a denominada modelagem “positiva” (isomorfismo) tanto pela aderência das políticas nacionais às diretivas internacionais sobre focalização na população de baixa renda, quanto pelo fato de as políticas brasileiras de transferência monetária serem recentemente consideradas modelo pela comunidade política internacional. No segundo governo Lula e no governo Dilma observa-se, também, a modelagem negativa identificada na articulação entre políticas de crescimento econômico e o aumento ou a manutenção dos valores dos gastos públicos sociais. Isto contraria recomendações das instituições financeiras internacionais que prescrevem austeridade com redução da política pública social.
Palavras-chave: política pública social, pobreza, difusão de políticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.