Cidades e exclusão social: o Sul dentro do Sul, o Norte dentro do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.1.13Resumo
A partir do debate suscitado pela apresentação da professora Jaqueline Pólvora na primeira edição do Ciclo de Debates Brasil - Cabo Verde, Cidades e exclusão social, procura-se fazer associações com o projeto de pesquisa intitulado “Em busca das epistemologias do Sul: saberes sobre a vida coletiva entre grupos “subalternos’”, que buscou identificar os saberes e as práticas sociais produzidos e vivenciados por grupos considerados “inferiores” na lógica hegemônica de hierarquização do conhecimento e do reconhecimento social. Considerando o espaço urbano como um lugar de produção do pensamento, das práticas e dos modos de subjetivação relativas aos grupos subalternos”, abordamos um recorte empírico do referido projeto, procurando entender as relações norte-sul dentro do sul, ou seja: analisar como um grupo quilombola inserido num bairro de classe média alta em Porto Alegre (RS) constrói suas representações da vida coletiva num território cujo entorno se mostra frequentemente hostil. A partir de pressupostos da metodologia sociopoética, obtivemos os dados aqui problematizados, na perspectiva da construção horizontal do conhecimento. Hibridação de saberes e práticas com outros movimentos sociais urbanos atuantes parece ser a principal inclinação das lideranças do Quilombo da Família Silva para reproduzir sua existência na cidade e produzir o seu direito à cidade.
Palavras-chave: epistemologias do sul, cidades, quilombos, sociopoética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.