Processos de significação em contraste: violência contra as mulheres no Brasil e em Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.1.11Resumo
Este estudo visa apresentar alguns elementos sobre o processo de construção de legalidades no campo da violência contra as mulheres no Brasil para, posteriormente, sugerir alguns elementos contrastivos em relação a esse processo em Cabo Verde. O principal objetivo é perscrutar os significados que o gênero assume em processos de construção de políticas. No caso de Cabo Verde, os dados etnográficos foram coletados em diferentes momentos do discurso público sobre a implantação da lei que criminalizou a violência baseada no gênero, em janeiro de 2011.
Palavras-chave: gênero, violência contra mulheres, Cabo Verde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.