A categoria raça nas Ciências Sociais: revisitando alguns processos políticos, sociais e culturais na história do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2013.49.1.04Resumo
Dentro do diálogo sobre a emergência da categoria de raça no Brasil e em Cabo Verde, na sequência da discussão apresentada por José Carlos dos Anjos, este artigo enfatiza os mecanismos mais importantes que marcaram o atraso desta emergência no Brasil. Partindo da referência a três mecanismos, tais como o “ritual” da árvore do esquecimento, a imposição de uma nova religião oficial e a desagregação dos grupos de parentesco e das etnias, o artigo sublinha, como argumento central, que o uso de teorias racistas como justificativa e o esforço do Estado brasileiro por uma política de branqueamento, que marcou a história do Brasil, foram fortemente determinantes. Os autores mostram também a importância da emergência da categoria racial no contexto brasileiro atual e a pertinência do conceito de afrodescendentes.
Palavras-chave: Afrodescendentes, racismo no Brasil, política de branqueamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.