A educação no contexto da globalização: migrações e direitos humanos
Resumo
Analisar a educação nas suas relações com as migrações e os direitos humanos implica em situá-la em um amplo contexto histórico e político, com abrangência mundial. Trata-se, pois, de uma reflexão sobre a globalização e os desafios que ela representa para a educação, a partir de uma perspectiva intercultural. Os organismos internacionais se utilizam de uma retórica plena de boas intenções, mas que, como em toda retórica, não se realizam efetivamente, na maioria dos casos. Uma das razões que contribuem para provocar as migrações é a grande diferença que existe entre a qualidade da Educação nos países ricos e nos países pobres. A perspectiva intercultural constitui a possibilidade de negar a universalidade dos saberes dominantes e de respeitar a existência de uma pluralidade de saberes. A biodiversidade é um dos argumentos que reafirmam a diversidade cultural dos saberes. A educação se apresenta, então, como uma questão fundamental para reforçar a esperança das pessoas que constituem uma parte importante da sociedade civil. Esses argumentos podem ser articulados em torno da palavra altermundialismo, criada para ressignificar a construção de um mundo melhor.
Palavras-chave: educação, interculturalidade, globalização, diversidade cultural, etnocentrismo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.