Sociabilidade, cultura e biodiversidade na Beira de Abaetetuba no Pará
DOI:
https://doi.org/10.4013/4895Resumo
As feiras livres são importantes espaços de socialização e manifestação cultural. Apresentam diferentes funções na vida das sociedades contemporâneas, como a oferta de produtos e serviços, por exemplo. O presente texto faz uma abordagem da feira de Abaetetuba/Pará (“a beira”), focando aspectos da sociabilidade, cultura e biodiversidade e analisando como esses fatores influenciam a vida cotidiana dos atores locais. A observação participante e a realização de entrevistas e conversas informais foram os principais métodos de coleta de dados. A beira, portanto, exerce papel primordial na vida dos sujeitos, pois serve como ponto de fortalecimento das redes de interação social; é coadjuvante no processo de estabelecimento da economia local; colabora para a manutenção da cultura, mediante a oferta de produtos e serviços, particularmente aqueles oriundos da biodiversidade amazônica.
Palavras-chave: cultura, feira livre, Amazônia, biodiversidade, Pará.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.