Sob o signo da invisibilidade: Os trabalhadores rurais na produção familiar de pêssego no extremo sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2023.59.1.05Palavras-chave:
Agricultura familiar, Trabalho invisível, Trabalho clandestino, Produção de pêssegoResumo
O processo de institucionalização da agricultura familiar representa um ponto de inflexão na história agrária brasileira. Estado e sociedade civil reconhecem a vocação de uma categoria social que é central para o abastecimento alimentar nacional. Não obstante, pouca atenção é dada ao papel da agricultura familiar na geração de emprego e renda no meio rural. Nos estados meridionais do Brasil a produção de pêssegos é uma das atividades que emprega muitos trabalhadores avulsos em determinadas etapas do ciclo produtivo. Do ponto de vista teórico, tal realidade serve para romper com o mito de que a unidade familiar de produção se basta a si mesma ou de que são essencialmente as médias e grandes explorações que empregam a mão de obra rural. Este artigo explora estas e outras questões a partir de trabalho de campo baseado em metodologia qualitativa com ênfase em entrevistas realizadas com diversos atores mediante uso de roteiro semiestruturado. Este estudo demonstra a essencialidade do trabalho contratado, mas também a invisibilidade e a clandestinidade das relações contraídas entre agricultores familiares e empregados safristas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.