A associação em redes de cooperação influencia os resultados de pequenas e médias empresas?
DOI:
https://doi.org/10.4013/175Resumo
A associação em redes de cooperação tem sido uma decisão tomada por pequenas e médias empresas, com o intuito de obter os ganhos proporcionados aos seus membros. Diversas pesquisas evidenciaram os resultados obtidos por meio da cooperação em rede, mas poucas conseguiram verificar se tais ganhos se refletem positivamente nos resultados das empresas que fazem parte das redes. O objetivo principal deste artigo é identificar se a participação em redes de cooperação influencia os resultados das empresas associadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa em uma amostra de 816 empresas associadas às redes de cooperação formadas por uma política pública empreendida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa indicaram um aumento de 23,64% no faturamento das empresas após a associação. Apontaram também que a percepção dos ganhos das empresas é amplificada à medida que cresce o número de associados e o tempo de existência da rede. Com base nos dados, foram analisados os diferentes resultados obtidos pelas empresas associadas às redes de cooperação.
Palavras-chave: pequenas empresas, redes, cooperação interorganizacional, estratégia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.