A associação em redes de cooperação influencia os resultados de pequenas e médias empresas?

Autores

  • Jorge Verschoore
  • Alsones Balestrin

DOI:

https://doi.org/10.4013/175

Resumo

A associação em redes de cooperação tem sido uma decisão tomada por pequenas e médias empresas, com o intuito de obter os ganhos proporcionados aos seus membros. Diversas pesquisas evidenciaram os resultados obtidos por meio da cooperação em rede, mas poucas conseguiram verificar se tais ganhos se refletem positivamente nos resultados das empresas que fazem parte das redes. O objetivo principal deste artigo é identificar se a participação em redes de cooperação influencia os resultados das empresas associadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa em uma amostra de 816 empresas associadas às redes de cooperação formadas por uma política pública empreendida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa indicaram um aumento de 23,64% no faturamento das empresas após a associação. Apontaram também que a percepção dos ganhos das empresas é amplificada à medida que cresce o número de associados e o tempo de existência da rede. Com base nos dados, foram analisados os diferentes resultados obtidos pelas empresas associadas às redes de cooperação.

Palavras-chave: pequenas empresas, redes, cooperação interorganizacional, estratégia.

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Publicado

2010-05-05

Edição

Seção

Dossiê: ações coletivas, movimentos e redes sociais na contemporaneidade