“Sobre feminismo, sobre racismo, sobre xenofobia, sobre tudo”: desequilíbrios narrativos em performances heterossexuais de um aluno migrante branco
Resumo
O presente artigo objetiva analisar os posicionamentos interacionais negociados por um aluno migrante em uma situação de entrevista narrativa. Tal investigação leva em conta o caráter performativo da linguagem e os estudos de narrativa como performance. Os posicionamentos interacionais são analisados com base nas pistas linguísticas utilizadas para marcá-los. O estudo aponta para desequilíbrios nas performances narrativas do universitário, propiciadas pela experiência da migração.
Palavras-chave: narrativas, performance, posicionamento interacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.