https://revistas.unisinos.br/index.php/base/issue/feedBASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos2025-06-10T10:11:45-03:00Prof. Dr. Jefferson Marlon Monticellijmmonticelli@unisinos.brOpen Journal SystemsBASE é uma revista de periodicidade trimestral voltada para a publicação de artigos originais nas áreas de Administração e de Contabilidade.https://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/28474Editorial 06/20252025-06-06T10:46:36-03:00Jefferson Marlon Monticellijmmonticelli@unisinos.brJosé Carlos da Silva Freitas Juniorjcf@unisinos.br2025-06-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/28488Política sobre Uso de Inteligência Artificial, Integridade Acadêmica e Antiplágio - BASE2025-06-10T10:11:45-03:00Jefferson Marlon Monticellijmmonticelli@unisinos.brJosé Carlos da Silva Freitas Juniorjcf@unisinos.br2025-06-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/27650The Orchestration Dynamics for Creating Urban Innovation Ecosystems2024-09-17T09:32:41-03:00Bibiana Volkmer Martinsbibivolkmer@unisinos.brBruno Anicet Bittencourtbanicet@unisinos.brKézia Andrade Teixeirakeziaandrad@edu.unisinos.brKadígia Faccinkadigia.faccin@fdc.org.br<p>Many cities around the world have sought to become "cities of the future", betting on projects to create urban innovation ecosystems. Most of these projects bet on the orchestration of resources and actors, to transform the local urban reality. The aim of this study is to analyze how orchestration dynamics occur for the creation of urban innovation ecosystems. Therefore we used a procedural approach to study an emblematic case in Latin America, the Pacto Alegre. It is a project developed in the south of Brazil, where from the orchestration of local actors, it was possible to give life to an ecosystem dynamic in the city of Porto Alegre. Our study showed that the first dimension of orchestration that must be in action in projects to create ecosystems is the dimension of Agenda Setting, followed by Knowledge Mobility Management. The dimension of Coordination appears as a way to boost innovation and finally, appears the dimension of Management of the Appropriability of innovation, which is related to the generation of value from the materialization of the previous dimensions. Furthermore, we demonstrate that the role of the quadruple helix actors’ changes over time and according to the mobilized orchestration dimension. Universities and public entities have been shown to have a prominent role in orchestration when the agenda definition and mobilization dimensions occur. This article contributes to the literature on innovation ecosystems, demonstrating how the orchestration dynamics to create an urban innovation ecosystem happen and, for the orchestration literature, reveals the existence of a hierarchy of dimensions over time. For future studies, we suggest analyzing the orchestration dynamics in mature ecosystems, which thus have more than one cycle.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/22442Efeito do gerenciamento de resultados sobre o audit report lag: evidências de empresas brasileiras2022-06-09T16:24:41-03:00João Paulo de Assis Valadaresjoaopaulodemolay7@gmail.comEduardo Mendes Nascimentoe.mn@uol.com.brRafael Morais de Souzarafael.morais.souza@gmail.comFernando Dal-ri Murciamurcia@usp.br<span lang="PT">O presente trabalho buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a relação entre <em>audit report lag</em> e o gerenciamento de resultados nas empresas listadas na B3? Para tanto, como o gerenciamento de resultados nas empresas não é diretamente observável, este estudo utilizou o modelo de Jones e Jones modificado com alterações propostas por </span><span>Collins, Pungaliya e Vijh (2017) e </span><span>Kothari</span><span> </span><em><span>et</span><span> </span><span>al</span><span>.</span></em><span> (2005) </span><span lang="PT">para estimar os <em>accruals</em> discricionários. Para investigar a relação entre gerenciamento de resultados e <em>audit report lag</em>, foi utilizados duas ténicas de análise: o <em>Propensity Score Matching</em> e elaborado um modelo de dados em painel com dados das empresas brasileiras listadas na B3 de 2010 a 2019. Após estimado o modelo de regressão final e aplicação do PSM, verificou-se que cinco variáveis se mostraram estatisticamente significativas para explicar o <em>audit report lag</em>: <em>accruals</em> discricionários, tamanho da empresa, ser auditada por uma Big4, relatório com ressalva e contratação de serviços de auditoria. Concluiu-se que, quanto maior o nível de gerenciamento de resultados de uma empresa, mais tempo o auditor levará para finalizar seus trabalhos, podendo a empresa com maiores níveis de acumulação ter uma chance de até 19% maior de estar entre as empresas que demoram mais para receber seu relatório de auditoria. Além dessa, ser auditado por uma Big4, ter um relatório com ressalva e contratar serviços de não auditoria, podem também aumentam o tempo que a auditoria precisa para entregar seu relatório. Adversamente, o tamanho da empresa auditada é capaz de influenciar negativamente (diminuir) o prazo despendido para concluir o serviço da auditoria independente. </span><span>De acordo com as evidências apresentadas neste trabalho, os relatórios contábeis com menor atraso possuem maior conteúdo informacional do que aqueles com maior atraso.</span>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Base - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/26810NADANDO NA SUPERFÍCIE OU MERGULHANDO PROFUNDAMENTE2024-11-06T11:33:22-03:00Carolina Schneider Bendercarolisbender@gmail.comMauri Leodir Löblermllobler@gmail.comEliete dos Reis Lehnhartelietedosreis@gmail.comRafaela Dutra Tagliapietrarafatagliapietra@gmail.com<p><em>Prime</em> é um pedaço de informação acessado previamente e que inconscientemente afeta a tomada de decisão. Utilizar um <em>prime</em> com aspectos a serem considerados no processo de tomada de decisão pode afetar a busca de informação pelo produto. O comportamento de busca de informações <em>online</em> foi estudado usando diferentes abordagens, dentre as quais o dilema amplitude-profundidade no comportamento humano. A presente pesquisa objetiva investigar como a ênfase em aspectos a serem considerados<span class="Apple-converted-space"> </span>no processo de decisão de compra afeta o subsequente comportamento de busca por informações. O comportamento de busca por informações foi investigado a partir da pesquisa de rastreamento de processos, adaptada para a internet. Um experimento entre-sujeitos usando uma tarefa baseada em cenário foi delineado para atender ao objetivo da presente pesquisa, utilizando como <em>priming</em> um vídeo sobre aspectos importantes a serem considerandos na escolha de um computador pessoal. Os resultados apontam que o <em>priming </em>afetou a amplitude, mas não a profundidade da busca online. Os sujeitos não submetidos ao <em>priming</em> usaram uma estratégia inclinada à profundidade, enquanto os sujeitos que viram o vídeo seguiram uma estratégia mista de amplitude-profundidade. Sujeitos submetidos ao <em>priming </em>realizaram trocas relacionadas à amplitude no segundo nível da hierarquia do site de busca de informações, consistente com uma estratégia de tomada de decisão não-compensatória e de alta elaboração. Também foi identificado que o <em>priming</em> aumenta o esforço no comportamento de busca por informações.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/27713INFLUENCE OF THE PROJECT MANAGER'S LEADERSHIP STYLES ON THE WORK ENGAGEMENT MEDIATED BY SENSE OF BELONGING2024-11-01T09:31:39-03:00Luciano Ferreira da SILVAlf_silvabr@yahoo.com.brOsmar da Silva Juniorosmarjrlog@gmail.comPaulo Sergio Gonçalves de Oliveirapsgoliveira@hotmail.comFlavio Santino Bizarriasflavioxsp@hotmail.com<p>This paper aimed to evaluate the influence of project managers' leadership styles on work engagement mediated by people's sense of belonging. The techniques of Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modelling were adopted to test the measurement and structural models. Mediation models were tested using Maximum Likelihood estimation handling Bootstrap with 5,000 resamples. The software adopted was Jasp 0.17.12 version. The results show that sense of belonging mediates the relationship between leadership and work engagement of the project team. Transformational leadership is the leadership style that promotes greater engagement, and the sense of belonging has a strong influence on this relationship. Results show the negative effect of transactional leadership, which is more focused on tasks, and this type of leadership reduces work engagement. Situational leadership did not obtain adequate results, and the ambiguity of situational leadership generates noise to understanding the direct and mediated effect. The sense of belonging acting as a mediator suggests that while transformational leadership has a positive and direct effect to work engagement, transactional has a negative effect on engagement behavior. Furthermore, the sense of belonging is a variable that can be seen as offering a substantial explanatory path for work engagement in a project context. Situational leaders must have the skills to accept and translate the ambiguous role to conduct members.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/26816Affordance e Strategizing: uma Relação Possível na Perspectiva da Sociomaterialidade2025-03-13T08:09:35-03:00Rosalia Aldraci Barbosa Lavardarblavarda@gmail.comKauane Melo de Lima Blangerkauanemelo1705@gmail.comFelipe Kopp Leitefelipe.kopp18@gmail.com<p>As interações entre humanos e não humanos são permanentes na vida organizacional, durante a realização das atividades de uma empresa, sendo relevante para este estudo a abordagem do conceito de <em>affordance</em> relacionado a estratégia como prática ou <em>strategizing.</em> A intersecção dessas abordagens se alia à ótica da sociomaterialidade, perspectiva que aborda a inseparabilidade entre o social e o material. O objetivo deste estudo foi compreender como se dá o <em>affordance</em> no fazer estratégia de produção, considerando a perspectiva da sociomaterialidade. Adotamos a metodologia qualitativa, por meio do método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados utilizamos observação direta, entrevistas semiestruturadas e levantamento documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de comparação de padrões, a fim de identificar elementos convergentes entre teoria e prática, combinada com análise das narrativas dos sujeitos entrevistados. Como resultado, encontramos relações significativas entre <em>affordance </em>e <em>strategizing, </em>que decorrem das interações sociomateriais. Este estudo contribui com uma abordagem prática da influência que a interação entre agentes humanos e não humanos possuem ao realizar as práticas estratégicas, nas quais situações de <em>affordance </em>acontecem, podendo facilitar ou inibir determinadas práticas (estratégicas ou não) na organização estudada.</p>2025-06-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/27613GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA2025-02-18T12:43:47-03:00Claudio Piontkewiczclaudinhoscj@gmail.comRosilene Marconrmarcon@univali.brJeferson Lanajlana@univali.br<p style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estado atual da produção científica sobre Governança Corporativa nas Organizações do Terceiro Setor (OTS) na área de administração. Por meio da revisão sistemática da literatura, buscamos as principais perspectivas e tendências dos estudos de governança nas OTS. As buscas foram efetuamos nos periódicos da <em>Ebsco, Scopus, Springer,</em> por atenderam aos critérios metodológicos e que obtiveram maior retorno de artigos. Na análise identificamos as principais perspectivas teóricas, os mecanismos de governança e os contextos empíricos das principais publicações. A partir dos pressupostos das diferentes perspectivas teóricas, fundamentamos na literatura que essas múltiplas diferenças, tendem a ser combinadas e comparadas para ‘entender’ a Governança nas OTS. Como contribuição podemos considerar a sistematização das teorias mais recorrentes e a identificação e dos mecanismos de governança nas OTS, que corroboram com os princípios e as boas práticas de gestão.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/26131SIM, UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS: A COMUNICAÇÃO CROSS-MEDIA PERSUASIVA PARA ADOLESCENTES2025-03-14T10:22:07-03:00Ana Cristina Munaroacmunaro@gmail.comEliane Cristine Francisco Maffezzollicristina.munaro@pucpr.br<div> <p><span lang="PT-BR">Em contexto de grande exposição à conteúdos publicitários em uma variedade crescente de mídias que os consumidores usam hoje, é difícil determinar qual estilo de conteúdo efetivamente atrairá a atenção dos consumidores. Nesse cenário, o estudo investiga qual estrutura persuasiva, sendo argumentativa, narrativa e/ou visual, gera respostas atitudinais mais positivas no público adolescente, por meio de comunicação cross-media. O estudo empírico testou 4 hipóteses em 3 experimentos de <em>design</em> <em>between-subjects</em>. Os experimentos 1 e 2 demonstraram que as respostas atitudinais não foram significativas para os estilos persuasivos argumentativo e narrativo na comunicação de produto de baixo envolvimento. O experimento 3 comprova a efetividade da persuasão visual em modelo mediado pelo envolvimento ao meio/mensagem, sinalizando vantagem sobre a estrutura persuasiva argumentativa e narrativa. O estudo relata o processo experimental adotado, com intuito de esclarecer como estudos hipotético-dedutivos visam falsear as hipóteses. Gerencialmente, a pesquisa contribui para as definições de estratégias comunicacionais cross-media destinada à adolescentes.</span></p> </div>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/27784Uncovering the Knowledge Networks in Innovation Research: 2025-03-13T08:01:55-03:00Tainá Alves Townsendtaina.alves06@gmail.comCristiane Drebes Pedroncdpedron@gmail.comMarcos Rogério Mazierimarcosmazzzieri@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Ao longo dos anos, a pesquisa sobre redes de conhecimento e inovação tem sido conduzida em várias direções e a partir de diversas perspectivas. Com o volume de estudos publicados, especialmente na última década, os desafios para entender o campo como um todo aumentaram. O objetivo deste estudo foi identificar temas de pesquisa sobre redes de conhecimento e inovação utilizando modelagem de tópicos. Derivamos 50 tópicos de pesquisa aplicando o modelo de </span><em><span style="font-weight: 400;">Latent Dirichlet Allocation</span></em><span style="font-weight: 400;"> (LDA), que é o algoritmo de modelagem de tópicos mais popular em estudos científicos. Nossa amostra consistiu nos resumos de 6.746 artigos sobre redes, conhecimento e inovação, extraídos da Scopus e Web of Science, e publicados de 1985 a 2021. A partir desses dados, exploramos as tendências dos tópicos ao longo dos anos, identificando 21 tópicos quentes, 21 tópicos frios e 8 tópicos estáveis que podem ajudar a orientar futuros estudos sobre redes de conhecimento e inovação. </span></p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos