Concessão de opções de ações a funcionários: um problema contábil
Resumo
Os planos de incentivos atrelados a opções de ações são uma forma de remuneração variável, na qual é dada ao funcionário a oportunidade de participar da empresa como acionista. A transferência de titularidade das ações envolve valores que são tratados pela contabilidade como despesa. Normas a respeito da mensuração dos valores envolvidos e das formas de divulgação desses valores constam nos órgãos reguladores FASB e IASB. No Brasil, a matéria é motivo de pareceres e recomendações da CVM, já que não existem regras explícitas exigindo a contabilização. Este artigo apresenta as opções de ações como forma de remuneração e as regras de tratamento contábil afins. No estudo empírico, foram selecionadas 15 companhias abertas nacionais, e as informações coletadas demonstram que há diferenças entre o que é divulgado para os órgãos reguladores e o mercado de capitais brasileiro e a recomendação da CVM em ofício circular.
Palavras-chave: opções de ações, remuneração variável, contabilidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.