A escala EXPERF e os modos de entrada: uma proposta de mensuração de desempenho internacional em empresas brasileiras
Resumo
O presente estudo objetiva testar o uso da escala EXPERF, proposta por Zou et al. (1998), como instrumento que avalia a performance exportadora em empresas brasileiras. Procura-se contribuir para a discussão sobre as dificuldades em se avaliar a performance internacional, bem como sobre as influências das formas de mensurá-la em resultados de estudos em internacionalização. Foram pesquisadas 219 empresas brasileiras exportadoras e, por meio de um processo de validação interna, empregando a modelagem de equações estruturais, e de validação externa, comparando-se performances entre diferentes grupos estratégicos de empresas, pôde-se concluir que a escala oferece uma alternativa confiável para a avaliação do desempenho internacional das empresas estudadas. A escala demonstrou consistência, ao abarcar a diversidade de indústrias, os portes empresariais e as estratégias de internacionalização utilizadas.
Palavras-chave: performance, modos de entrada, estratégias de entrada, internacionalização.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.