XBRL na gestão pública com business intelligence (BI)
Resumo
Este estudo analisa a necessidade de padronizar e também de flexibilizar a forma de evidenciar informações financeiras na Internet com o objetivo de prover maior transparência, qualidade, tempestividade e redução dos custos. Para tanto, torna-se necessário um instrumento flexível que possibilite ao usuário interagir com informações gerenciais, fiscais ou de prestação de contas, eliminando assim redigitações e retrabalhos. Por isso, estudou-se a linguagem de formatação XBRL (eXtensible Business Report Language) contemplando-se sua aplicação na evidenciação e na escalabilidade da informação financeira e contábil. Como método desta investigação utilizouse um estudo de caso em um Município situado no interior do estado do RS onde foi constatado que a XBRL pode gerar maior transparência, qualidade, tempestividade e redução de custos na evidenciação de informações públicas obrigatórias. Por ser um tema recente foi também demonstrado um exemplo prático de aplicação empresarial na publicação de informações neste padrão de formatação. O uso da XBRL possibilitou também o entendimento de escalabilidade de informações através da integração com sistema de Business Intelligence (BI).
Palavras-chave: XBRL, demonstrações financeiras, Business Intelligence, gestão pública.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.