Evidências empíricas da influência de alianças estratégicas no capital intelectual de empresas
Resumo
Ativos intangíveis, também denominados de capital intelectual, têm sido considerados recursos que efetivamente preservam a competitividade das organizações. Isso ocorre em razão de serem difíceis de imitar, dado que, muitas vezes, são fruto da complementaridade de recursos de duas ou mais firmas. Nesse contexto, as teorias mais recentes de estratégia empresarial passam a considerar, cada vez mais, a rede de relacionamentos de uma empresa como unidade de análise de suas vantagens competitivas, e não mais firmas ou setores individualmente. Nesse contexto, este estudo visa analisar a influência de alianças estratégicas sobre a geração de ativos intangíveis de firmas participantes dessas alianças. Para tal, inicialmente, o artigo conceitua e desenvolve taxonomias tanto para o capital intelectual de firmas quanto para alianças estratégicas. Em seguida, a pesquisa analisa os dados de firmas envolvidas em alianças, no período de 1996 a 2005, na indústria de transformação brasileira, por meio de testes t-Student e clusters hierárquicos. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que alianças estratégicas de variados tipos impactam positivamente o capital intelectual das empresas envolvidas nessas. Finalmente, o artigo desenvolve duas proposições para futuros testes: alianças com a finalidade de inovação influenciam positivamente, com mais intensidade, a geração de capital intelectual do que alianças mercadológicas ou produtivas; e quanto menor a variedade de tipos de alianças estratégicas desenvolvidas em paralelo, maior o incremento do capital intelectual da empresa.
Palavras-chave: capital intelectual, ativos intangíveis, alianças estratégicas, indústria de transformação brasileira.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.