Evidências empíricas da influência de alianças estratégicas no capital intelectual de empresas

Autores

  • Luiz Antonio Joia
  • Rodrigo Malheiros

Resumo

Ativos intangíveis, também denominados de capital intelectual, têm sido considerados recursos que efetivamente preservam a competitividade das organizações. Isso ocorre em razão de serem difíceis de imitar, dado que, muitas vezes, são fruto da complementaridade de recursos de duas ou mais firmas. Nesse contexto, as teorias mais recentes de estratégia empresarial passam a considerar, cada vez mais, a rede de relacionamentos de uma empresa como unidade de análise de suas vantagens competitivas, e não mais firmas ou setores individualmente. Nesse contexto, este estudo visa analisar a influência de alianças estratégicas sobre a geração de ativos intangíveis de firmas participantes dessas alianças. Para tal, inicialmente, o artigo conceitua e desenvolve taxonomias tanto para o capital intelectual de firmas quanto para alianças estratégicas. Em seguida, a pesquisa analisa os dados de firmas envolvidas em alianças, no período de 1996 a 2005, na indústria de transformação brasileira, por meio de testes t-Student e clusters hierárquicos. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que alianças estratégicas de variados tipos impactam positivamente o capital intelectual das empresas envolvidas nessas. Finalmente, o artigo desenvolve duas proposições para futuros testes: alianças com a finalidade de inovação influenciam positivamente, com mais intensidade, a geração de capital intelectual do que alianças mercadológicas ou produtivas; e quanto menor a variedade de tipos de alianças estratégicas desenvolvidas em paralelo, maior o incremento do capital intelectual da empresa.

Palavras-chave: capital intelectual, ativos intangíveis, alianças estratégicas, indústria de transformação brasileira.

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos