Análise do processo de coopetição em redes horizontais de pequenas e médias empresas do Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo busca contribuir para um melhor entendimento do processo de coopetição (cooperação e competição simultâneas) que ocorre em redes horizontais de pequenas e médias empresas, tema que tem se apresentado como um campo de estudo relevante da administração estratégica. O objetivo desta pesquisa é analisar os elementos-chave que caracterizam a coopetição em redes horizontais de pequenas e médias empresas selecionadas do Estado do Rio Grande do Sul. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de casos múltiplos, com investigação qualitativa, que teve como técnicas de coleta de dados entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado e análise documental. Os respondentes são associados e gestores das Redes Agafarma e Redecore. Os dados foram tratados e analisados com o uso da técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados, pode-se inferir que os elementos-chave da coopetição identificados a partir da teoria, incluindo (i) confiança e reciprocidade; (ii) complementaridade e comprometimento; (iii) troca de experiências e aprendizagem; (iv) histórico e identidade; (v) adaptabilidade e alinhamento; (vi) interdependência e igualdade; (vii) incompatibilidade e conflitos; (viii) concorrência e rivalidade; (ix) controle e padronização; (x)desempenho individual e coletivo; e (xi) independência e autonomia, encontram-se presentes nas redes estudadas. As redes de empresas analisadas possuem todos os elementos propostos em diferentes graus de intensidade, em função de suas características diversas e específicas, como porte, segmento de atuação, tempo de existência, empresas concorrentes diretas ou não e outros aspectos. Destaca-se que os elementos vinculados à dimensão cooperação mostraram-se presentes nas redes com maior intensidade que os elementos vinculados à dimensão competição.
Palavras-chave: redes horizontais de empresas, redes de cooperação, coopetição, elementoschave.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.