Uncovering the Knowledge Networks in Innovation Research:

A Topic Modeling Approach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2025.221.02

Palavras-chave:

Conhecimento; Redes Interorganizacionais; Inovação; Modelagem de Tópicos; Latent Dirichlet Allocation (LDA).

Resumo

Ao longo dos anos, a pesquisa sobre redes de conhecimento e inovação tem sido conduzida em várias direções e a partir de diversas perspectivas. Com o volume de estudos publicados, especialmente na última década, os desafios para entender o campo como um todo aumentaram. O objetivo deste estudo foi identificar temas de pesquisa sobre redes de conhecimento e inovação utilizando modelagem de tópicos. Derivamos 50 tópicos de pesquisa aplicando o modelo de Latent Dirichlet Allocation (LDA), que é o algoritmo de modelagem de tópicos mais popular em estudos científicos. Nossa amostra consistiu nos resumos de 6.746 artigos sobre redes, conhecimento e inovação, extraídos da Scopus e Web of Science, e publicados de 1985 a 2021. A partir desses dados, exploramos as tendências dos tópicos ao longo dos anos, identificando 21 tópicos quentes, 21 tópicos frios e 8 tópicos estáveis que podem ajudar a orientar futuros estudos sobre redes de conhecimento e inovação. 

Biografia do Autor

Tainá Alves Townsend

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (2022), Mestre em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (2018).

Marcos Rogério Mazieri, Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba

Pós Doutor em Science de l Information et de la communication IMSIC (EA7492) de l Université de Toulon, France e Doutor em Administração de Empresas com foco em Inovação pela Universidade Nove de Julho (CAPES 6), Brasil.Pesquisador da área de gestão da inovação, com foco em capacidade de inovação e inovação em gestão de projetos nas organizações, com enfase em Frugal Innovation e na visão da teoria institucional, teoria do custo de transação e capacidades dinâmicas. Bacharel em Administração, pela Associação Internacional de Educação Continuada (2010), pós-graduação MBA em finanças, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2012), pós-graduação MBA em captação de financiamentos (2013), pela Associação Internacional de Educação Continuada, pós-graduação MBA em marketing, pela Fundação Getulio Vargas de SP (2014), certificação SIXSIGMA Black Belt, pelo QSP - SP (2012) e certificação em Innovation and Commercialization, pelo Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.2013). Tem 20 anos de experiência em gestão e TIC, na área de administração, engenharia de software, com ênfase em administração financeira, design de processos SixSigma, gestão de equipes, gestão da inovação, gestão estratégica da propriedade intelectual e estratégia de organizações.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Edição

Seção

Artigos