SIM, UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS: A COMUNICAÇÃO CROSS-MEDIA PERSUASIVA PARA ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2025.221.03Keywords:
Persuasão, conteúdo publicitário, estratégia comunicacionalAbstract
Em contexto de grande exposição à conteúdos publicitários em uma variedade crescente de mídias que os consumidores usam hoje, é difícil determinar qual estilo de conteúdo efetivamente atrairá a atenção dos consumidores. Nesse cenário, o estudo investiga qual estrutura persuasiva, sendo argumentativa, narrativa e/ou visual, gera respostas atitudinais mais positivas no público adolescente, por meio de comunicação cross-media. O estudo empírico testou 4 hipóteses em 3 experimentos de design between-subjects. Os experimentos 1 e 2 demonstraram que as respostas atitudinais não foram significativas para os estilos persuasivos argumentativo e narrativo na comunicação de produto de baixo envolvimento. O experimento 3 comprova a efetividade da persuasão visual em modelo mediado pelo envolvimento ao meio/mensagem, sinalizando vantagem sobre a estrutura persuasiva argumentativa e narrativa. O estudo relata o processo experimental adotado, com intuito de esclarecer como estudos hipotético-dedutivos visam falsear as hipóteses. Gerencialmente, a pesquisa contribui para as definições de estratégias comunicacionais cross-media destinada à adolescentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.