Efeitos do Desempenho Ambiental, Social, Diversidade de Gênero e Controvérsias ESG no Risco Financeiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2024.201.02Palavras-chave:
Desempenho Ambiental e Social, Diversidade de Gênero, Risco Financeiro.Resumo
Este artigo objetivou analisar os efeitos do desempenho ambiental, social, diversidade de gênero e controvérsias ESG no risco financeiro de empresas brasileiras. Pesquisa quantitativa, descritiva e documental. O período analisado foi de 2016 a 2020, em uma amostra de 406 empresas em um painel de dados desbalanceado. Os resultados demonstram implicações gerenciais ao revelar que o desempenho social do ESG ajuda os gestores a controlar o risco financeiro. Portanto, a incorporação de políticas que visem melhorias trabalhistas, de direitos humanos, da comunidade e do seu produto, pode atuar como mitigadores do risco financeiro, pois quanto maior o desempenho social das empresas analisadas, menor tende a ser o risco financeiro diante do mercado de capitais. Os resultados também apontaram que a diversidade de gênero se relaciona positivamente com o risco financeiro, o que provavelmente se deve ao contexto do mercado financeiro do Brasil, altamente volátil, uma baixa constatação de mulheres no conselho de administração das empresas analisadas e as divergências existentes entre grupos não homogêneos. A pesquisa traz insights sobre a influência do desempenho social, ambiental, da diversidade de gênero e das controvérsias ESG sobre o risco financeiro das empresas brasileiras, relações estas incipientes no contexto brasileiro e que motivaram a realização deste estudo. Além disso, a pesquisa contribui com a gestão organizacional, ao demonstrar que as iniciativas ESG, mais precisamente as sociais, devem ser cada vez mais incorporadas nas estratégias das empresas, visto os efeitos benéficos destas iniciativas sociais para a diminuição do risco financeiro. Portanto, a integração de fatores sociais e de governança (participação feminina nos conselhos) trazem benefícios para as organizações e devem ser incentivados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.