A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS E A TRANSPARÊNCIA FISCAL
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2023.202.07Palavras-chave:
Transparência fiscal, Plano de Implementação dos Procedimentos contábeis - PIPCP, Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada ao Setor Público – NBCTSP, ConvergênciaResumo
Esta pesquisa dedica-se a avaliar a influência da adoção do plano de Implementação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais - PIPCP sobre o índice fiscal dos estados brasileiros. A pesquisa descritiva, documental, quantitativa, tem amostra por dados oriundos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, importação no período entre 2014 a 2019. Para mensurar a relação, aplicou-se uma correlação univariada Pearson , por meio da análise de regressão tobit. Os achados contribuem como base para o controle social e para gestores, profissionais da área pública e Tribunais de Contas, quando demonstram que a contabilidade está evidenciando as informações solicitadas e comparativas, reforçando os benefícios da transparência fiscal.Como resultado, as evidências apontaram uma relação positiva entre os níveis de Implementação do PIPCP dos estados brasileiros e o nível de transparência fiscal, sugerindo que a modernização da Contabilidade no setor público tende a emitir informações financeiras atualizadas e de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.