Construção de um Processo de Governança Colaborativa: uma Visão à Luz da Teoria Ator-Rede
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2022.194.06Palavras-chave:
Governança Colaborativa, Cartografia das Controvérsias, TARResumo
A Governança Colaborativa é um arranjo governamental que envolve partes interessadas para tomada de decisão coletiva voltada ao consenso, tendo como objetivo a implementação de uma Política Pública. Os problemas contemporâneos, muitas vezes complexos, requerem a implantação de estruturas voltadas a cooperação de forma que haja o engajamento de diversos atores para que a tomada de decisão seja transparente e consistente. Esta pesquisa teórico-empírica apresenta os resultados de uma investigação utilizando como pressuposto teórico-metodológico a Teoria Ator-Rede (TAR) tendo como objetivo identificar os atores humanos e não humanos envolvidos em um Processo de Governança Colaborativa a partir da cartografia das controvérsias. A investigação do tipo qualitativa, se caracterizou como estudo de caso e se efetivou por meio da análise de documentos. Como resultado principal foi possível identificar que as redes de colaboração exigem interação, movimento e processo, com a participação ativa dos diferentes atores envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.