Capacidade Absortiva de Negócios Tecnológicos de Impacto Social Face aos Relacionamentos Institucionais em um Ecossistema de Inovação
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.184.02Palavras-chave:
Capacidade Absortiva, Visão Relacional, Negócios de Impacto SocialResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade absortiva de Negócios Tecnológicos de Impacto Social (NIS) face aos relacionamentos institucionais proporcionados pelo ecossistema de inovação de Campina Grande (PB). A base teórica passa por uma discussão acerca da capacidade absortiva e da importância da visão relacional para os negócios em ecossistema de inovação. Trata-se de um estudo multicaso qualitativo descritivo, analisando três casos de NIS vinculados à Incubadora Tecnológica de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores dos NIS, observação participante e pesquisa documental. Foi utilizada a análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados apontaram que de modo geral o relacionamento com os atores institucionais tem gerado ganhos para os NIS, que demonstraram capacidade de absorver o que lhes é oferecido por meio dessas relações, cada um a seu tempo e de acordo com suas capacidades individuais, sendo influenciadas por suas experiências. Espera-se que a leitura deste estudo possa auxiliar na compreensão de melhores interações institucionais entre os negócios de impacto social e o seu ecossistema de inovação. O trabalho é de interesse de gestores de NIS, atores integrantes do seu ecossistema de inovação, acadêmicos e outros atores interessados no tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.