Upgrading in Global Value Chains: An Integrative Literature Review

Authors

  • Ludmila Martins Floris Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Cristina Lélis Leal Calegário Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Rafaela Maiara Caetano Universidade Federal de Lavras – UFLA

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2022.191.01

Keywords:

Global Value Chain, Upgrading, Propelling Mechanisms, Value Capture, Integrative Literature Review

Abstract

This article investigates how upgrading strategies have been addressed in studies on Global Value Chains (GVCs). For this purpose, we carried out an integrative literature review where we identified and analyzed the main upgrading modalities used in practice to increase value capture in GVCs and their main propelling mechanisms. In our integrative synthesis, we argue that the effect of value capture in GVCs is due to the implementation of some modality of upgrading which was triggered by a kind of mechanism (internal capacity, institutional structure/industrial policy, governance, and inter-organizational relationships). Furthermore, we discuss how some studies are naming certain propelling mechanisms of upgrading as the very modality of upgrading and how some 'new modalities' of upgrading proposed recently are, in reality, the classic modalities of upgrading (economic upgrading) already widely discussed in the literature. The integrative review gave rise to a conceptual framework and a research agenda that could serve as a research reference for other researchers who are interested in investigating this theme based on the gaps and inaccuracies noted in our analysis.

Author Biographies

Ludmila Martins Floris, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Estudante de doutorado no Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é mestre em qualidade e desempenho das organizações pela Université de Technologie de Compiègne (2016) e possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2014). Atuou no Departamento de Engenharia da UFLA com o objetivo de iniciar a implantação do sistema de gestão de qualidade ISO 9001 (2017) e lecionou no curso técnico em Mineração da UNITEN (2017). Atualmente é docente voluntária da disciplina de organizações Sistemas e Métodos e atua na área de Negócios Internacionais com foco nas cadeias globais de valor.

Cristina Lélis Leal Calegário, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutorado em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2005) e Estágio Sênior financiado pela Capes no Departamento de Management & Global Business na Rutgers University, Newark, NJ (2015-2016). Professora da Universidade Federal de Lavras com experiência na área de Economia Industrial e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto dos Investimentos Diretos Estrangeiros para Economias Locais, Estratégia de Investimento de Empresas Multinacionais, Geração de Inovação e Transferência de Conhecimento entre Subsidiárias Estrangeiras e Empresas Locais, Política Industrial e Investimento Estrangeiro, Expansão da Firma, Alianças Estratégicas entre Empresas, Aglomerações Espaciais e Biotecnologia Agrícola e Inovação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEINI - Grupo de Economia Industrial e Negócios Internacionais, registrado no CNPq. Coordenadora por parte da UFLA do Consórcio em Educação Superior CAPES/FIPSE, desde 2008 com a UFRA e as Universidades americanas, North Michigan University e West Illinois University. Revisora de artigos científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais, tais como, AIB e EIBA.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Foi Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência possibilitou a obtenção de bolsa de produtividade (Categoria 1B) e participação como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Administração e Economia vinculado ao CNPQ entre 2016 e setembro de 2018.

Rafaela Maiara Caetano, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del Rei (2015). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UFSJ. Possui mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2017). Atualmente é aluna de doutorado do programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área intitulada Gestão de Negócios, Economia e Mercados. Faz parte do Grupo de Estudos em Economia Industrial e Negócios Internacionais (GEINI) nesta mesma instituição.

Downloads

Published

2022-03-04

Issue

Section

Articles