Direcionadores de Valor para Cooperativas Agrícolas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.181.03Palavras-chave:
Cooperativas, Fianças Agrícolas, Direcionadores de Valor, Valor AdicionadoResumo
Este artigo tem como objetivo identificar os direcionadores de geração de prêmio econômico, para as cooperativas agropecuárias brasileiras. Para tanto, analisou-se os potenciais direcionadores desse prêmio para cooperativas agropecuárias do Paraná e Rio Grande do Sul por meio da regressão de dados em painel, com dados de 2008 a 2016. Os resultados evidenciaram que margem líquida, poder aquisitivo básico, investimento em ativos fixos, análise de giro x margem, rotatividade dos ativos fixos, receita líquida e número de associados são direcionadores de prêmio econômico das cooperativas agropecuárias brasileiras. Ainda, para dar robustez as relações encontradas foram realizadas estimações por meio de um painel dinâmico robusto (GMM). De posse dos resultados é possível que gestores e associados concentrem seus esforços e decisões para a maximização da criação de prêmio econômico ao produtor rural associado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.