PARÂMETROS DE PROJETO PARA ESCOLAS WALDORF
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.07Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objeto de estudo foi arquitetura escolar Waldorf. Os objetivos eram identificar os principais parâmetros de projeto dessa arquitetura específica e investigar se são referendados por especialistas em arquitetura escolar. Para tanto, foi realizada revisão bibliogáfica sobre arquitetura escolar em geral e Waldorf, sendo as principais fontes arquitetura, pedagogia e psicologia ambiental. Identificaram-se doze principais parâmetros de projeto Waldorf, todos de algum modo integrados entre si e com a proposta pedagógica adotada. Há proposições peculiares quanto à aplicação de cores e formatos nesses ambientes, defendidas por seus idealizadores. Para isso, não há comprovações científicas, ou consenso entre os especialistas, entretanto, todos os parâmetros são referendados em diferentes abordagens. Portanto, não se pode afirmar que apresente algo inovador, porém, o diferencial possivelmente seja a maneira como essa arquitetura é pensada, concedendo-lhe uma identidade própria, que conferiria territorialidade, senso de pertencimento e, consequentemente, satisfação a essa comunidade escolar.
Palavras-chave: Arquitetura Escolar, Arquitetura Orgânica, Processo de Projeto Participativo, Parâmetros de Projeto, Escola Waldorf ou Steiner.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.