PARÂMETROS DE PROJETO PARA ESCOLAS WALDORF

Autores

  • Thaís R. S. Cardoso e Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Cesar Imai Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.07

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objeto de estudo foi arquitetura escolar Waldorf. Os objetivos eram identificar os principais parâmetros de projeto dessa arquitetura específica e investigar se são referendados por especialistas em arquitetura escolar. Para tanto, foi realizada revisão bibliogáfica sobre arquitetura escolar em geral e Waldorf, sendo as principais fontes arquitetura, pedagogia e psicologia ambiental. Identificaram-se doze principais parâmetros de projeto Waldorf, todos de algum modo integrados entre si e com a proposta pedagógica adotada. Há proposições peculiares quanto à aplicação de cores e formatos nesses ambientes, defendidas por seus idealizadores. Para isso, não há comprovações científicas, ou consenso entre os especialistas, entretanto, todos os parâmetros são referendados em diferentes abordagens. Portanto, não se pode afirmar que apresente algo inovador, porém, o diferencial possivelmente seja a maneira como essa arquitetura é pensada, concedendo-lhe uma identidade própria, que conferiria territorialidade, senso de pertencimento e, consequentemente, satisfação a essa comunidade escolar.  

Palavras-chave: Arquitetura Escolar, Arquitetura Orgânica, Processo de Projeto Participativo, Parâmetros de Projeto, Escola Waldorf ou Steiner.

Biografia do Autor

Thaís R. S. Cardoso e Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Arquiteta e docente colaboradora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina.

Cesar Imai, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Docente no departamento de graduação e de pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Oliveira, T. R. S. C. e, & Imai, C. (2021). PARÂMETROS DE PROJETO PARA ESCOLAS WALDORF. Arquitetura Revista, 17(1), 111–133. https://doi.org/10.4013/arq.2021.171.07

Edição

Seção

Artigos