Urbanismo tático para requalificação gradual do espaço público metropolitano: O caso do Park(ing) Day no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2018.141.09Resumo
O desequilíbrio do espaço público entre pedestres e automóveis particulares é um tema desafiador para os projetos urbanos recentes, cuja agenda vem apostando na cidade na escala das pessoas. Nesse sentido, intervenções táticas recentemente têm trabalhado para minimizar esses desequilíbrios, ainda que temporariamente. Esse artigo discute algumas práticas do chamado urbanismo tático – abordagem emergente que visa à recuperação gradual dos espaços públicos através de ações alternativas ao planejamento convencional – tomando como caso referencial o Park(ing) Day Rio de Janeiro, intervenção anual onde cidadãos, artistas e ativistas trabalham para transformar temporariamente uma vaga de estacionamento de rua em área de lazer. O método utilizado envolve a pesquisa teórica sobre urbanismo tático e algumas ações empíricas (intervenções temporárias) dentro dessa abordagem, que consistiram no projeto e construção de cinco intervenções Park(ing) Day no Rio de Janeiro. Essas ações concretas permitiram vivenciar em verdadeira grandeza o processo de projeto, gestão e construção material do evento, levando à posterior observação dos resultados. Através dessas ações recentes, deseja-se discutir as possibilidades de recuperação gradual do espaço público a partir de pequenos atores, apresentando desdobramentos dessas táticas na forma de políticas públicas, como a atual legislação para instalação e uso de extensão temporária de calçada, ou parklet, em várias cidades brasileiras.
Palavras-chave: urbanismo tático, park(ing) day, espaço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.