Caracterização de um forte do século XVII: estudo de caso do Fort La Planchada, Chile
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2017.132.02Resumo
Este artigo estuda o Forte “La Planchada”, localizado no sul do Chile. Considerando a natureza deste monumento nacional, o estudo se concentra na análise e caracterização de seus aspectos de construção: desenho, geometria, materialidade e técnicas de construção; aspectos que fazem parte da perspectiva do poliorcetismo (ou arte militar). Do ponto de vista metodológico, utilizando recursos técnicos históricos, a reconstrução do forte em estudo culminou através de uma revisão da literatura e trabalho de campo. A arte das técnicas de poliorcética e construção, usadas pelos principais escritores do século XVII sobre fortificações e seus princípios, foram aplicadas à construção original do forte, considerando as dificuldades e as soluções de seu tempo. As características do forte original e uma análise de reparos sucessivos revelaram a existência dos três projetos diferentes ao longo de sua história.
Palavras-chave: forte, La Planchada, Chile, século XVII, caracterização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.

