Louis Kahn: arquitetura – concepção teórica e ensino de projeto
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2017.131.04Resumo
A existência histórica de uma tensão, de uma relação problematizada entre teoria e prática no campo da arquitetura – no limite, entre academia e ambiente profissional –, na qual discursos tendem a um distanciamento da realidade, enquanto que a prática, carente de fundamentos que lhe confiram legitimidade, incorre no risco de uma produção irrefletida, corrobora para o estabelecimento de uma situação pendular: teoria x prática, em vez da instauração de uma forma relacional: teoria e prática. Considerando essa forma como um princípio, portanto fundamental no que diz respeito ao ensino de arquitetura, e mais especificamente de projeto, o artigo procura estabelecer uma via de ligação entre o trabalho de Louis I. Kahn e teorias e práticas vinculadas à reflexão sobre o ensino de projeto em arquitetura nos dias de hoje. Para tanto, busca compreender a postura adotada por Kahn – sobretudo pela percepção do discurso do próprio arquiteto – em relação ao fazer arquitetura, o que implica em compreender de que modo este interpreta a realidade, como define para si próprio a maneira de tratar o problema do projeto e o consequente rebatimento na sua forma de ensinar arquitetura, considerada aqui exemplar na medida em que caracteriza processo claramente delimitado e transmissível no qual a interpretação da arquitetura construída, como autêntica segunda natureza que a história foi gerando, encontra-se associada a valores básicos do projeto moderno, porém, ainda relevantes: humanismo, projeto social, vontade de renovação formal e tecnológica.
Palavras-chave: Louis Kahn, arquitetura, concepção teórica, ensino de projeto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.