Teoria e didática do projeto arquitetônico: uma relação permanente

Autores

  • Rogério de Castro Oliveira

Resumo

Este artigo discorre sobre o caráter didático assumido por uma teoria do projeto concebida como saber prático, construído na própria atividade projetual a partir da explicitação crítica das razões que a sustentam. Nesse plano metaprojetual, a racionalidade crítica se associa à racionalidade comunicativa do projeto que se traduz em uma retórica arquitetônica, isto é, numa argumentação cujo objetivo é mostrar a plausibilidade - a verossimilhança - das decisões tomadas pelo arquiteto na configuração do objeto arquitetônico. Assim a condição de incerteza inerente à trajetória do projeto desde a formulação inicial de um problema de arquitetura (sempre incompleta e provisória) até a sua fixação em uma proposição arquitetônica, é pensada não como falha, mas como qualidade essencial da invenção das composições espaciais. A didática do atelier, entre crítica e retórica, não se separa, pois, de um constante esforço de argumentação que visa atribuir ao projeto um fechamento que não se sustenta em uma consistência previamente assegurada pelas condições iniciais do trabalho, mas se revela progressivamente na composição laboriosa de um modelo explicativo que não pode provar sua necessidade, mas deve convencer acerca de sua possibilidade.

Palavras-chave: projeto arquitetônico, teoria, crítica, retórica.

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

Oliveira, R. de C. (2021). Teoria e didática do projeto arquitetônico: uma relação permanente. Arquitetura Revista, 3(1), 57–62. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/arquitetura/article/view/5576

Edição

Seção

Artigos