La máquina inútil
Resumo
La utilidad pretende ser un argumento que discrimina entre una obra de arquitectura y una de arte, y entre ésta y una de mero artesanado. La calidad estética, la condición plástica y por último la belleza, ha sido otro de los argumentos que distancian a una obra de arquitectura de un mero trabajo de construcción o ingeniería. Pero si dicha calidad estética, o su condición artística, se revisa en base a la noción Kantiana de “utilidad sin fin”, el argumento parece perder estabilidad. Este texto, por tanto, no aborda la utilidad como función sino como sentido general de una obra.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.