As funções de uma maquete
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2010.61.05Resumo
Neste artigo são discutidas as diferentes aplicações dos modelos físicos em arquitetura. Em seguida, são apresentados alguns exemplos de maquetes arquitetônicas produzidas com técnicas de fabricação digital, com diferentes finalidades. Finalmente, como estudo de caso, é descrita a produção de uma maquete para um museu. O objetivo da maquete era ajudar a equipe de curadores do museu a planejar um exposição. Esse processo envolveu diferentes questões, como o desenho de detalhes arquitetônicos em um aplicativo CAD, a digitalização 3D de objetos e o uso de uma cortadora a laser e de uma impressora 3D.
Palavras-chave: maquete arquitetônica, prototipagem rápida, digitalização 3D.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.