FECHAMENTO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE EM UM AMBIENTE RESIDENCIAL ENTRE VISIBILIDADE E ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2022.181.06Resumo
Este artigo procura estudar o impacto da inteligibilidade espacial e da percepção visual do usuário em seu habitat e enfoca a forma como o espaço habitado é vivenciado, praticado e apropriado por seus habitantes através do estudo de conceitos que afetam a habitabilidade e o uso de espaços exteriores em ambiente residencial com base na abordagem da sintaxe espacial. O objetivo é medir o grau de visibilidade, acessibilidade espacial e visual, conectividade e integração entre um espaço e outro. Feito o diagnóstico, torna-se possível intervir para melhorar as características visuais do tecido urbano e da paisagem, no sentido de um melhor tecido da cidade. Os resultados mostram que as práticas de vivência e as formas como os habitantes se apropriam e utilizam o espaço estão intimamente ligadas ao uso da visibilidade pelos habitantes de acordo com a integração do espaço em questão, a sua inteligibilidade, permeabilidade e acessibilidade. Em última análise, a percepção visual da imagem paisagística do ambiente residencial e o uso do espaço são dois parâmetros importantes e intimamente relacionados, eles se afetam e são moldados principalmente pelo ambiente físico em que o residente vive.
Palavras-chave: Habitabilidade, ambiente residencial, enclausuramento, sintaxe espacial
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.