SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2022.181.03Resumo
Este trabalho reune estudos que abordam o tema simulação computacional na segurança contra incêndio, por meio de uma revisão sistemática de literatura. A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas de textos completos, disponíveis no portal Periódicos CAPES: SciELO; ScienceDirect (Elsevier); Academic Search Premier – ASP (EBSCO); e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O período delimitado na busca de referências foi de 2015 a 2021 pela contemporaneidade do saber científico. Foram localizados 207 documentos, dentre os quais 31 foram mapeados, selecionados e serão discutidos neste estudo. Grande parte dos documentos selecionados são artigos científicos publicados em periódicos, sendo considerados os mais relevantes e com mais citações: Physica A - Statistical Mechanics and its Applications; Fire Safety Journal; e Safety Science. Nos estudos de simulação computacional de evacuação de pessoas, os modelos matemáticos microscópicos são os mais utilizados. Os softwares mais recomendados pela comunidade científica para simulações de evacuação em situação de incêndio são o PyroSim e o Pathfinder. As ferramentas computacionais elencadas podem auxiliar arquitetos e engenheiros na tomada de decisão, frente as diferentes situações e soluções projetuais, sendo um dos desafios recorrentes, tanto para normativas quanto para pesquisas, a determinação do tempo de evacuação de uma edificação em situação de incêndio.
Palavras-chave: Evacuação, Rotas de fuga, Saídas de emergência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.