Produção arquitetônica, linguagem e construção da cidade: estudo do uso de elementos historicistas na arquitetura contemporânea de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2011.71.02Resumo
Este trabalho tem por objeto o uso de elementos historicistas
na arquitetura produzida no período contemporâneo na cidade
de Florianópolis, os valores envolvidos em seu uso e seu papel na construção da imagem da cidade. Toma como estudo de caso a capital do estado de Santa Catarina, a partir do reconhecimento da massiva utilização desta linguagem na cidade, fruto do acelerado processo de crescimento e do importante papel do mercado imobiliário, relacionado com o desenvolvimento urbano-turístico, neste processo. O trabalho, baseado em referências teórico-conceituais diversas, discute a temática a partir das seguintes vertentes: o desenvolvimento do historicismo arquitetônico com o enfraquecimento do discurso funcionalista do modernismo, a relação entre historicismo arquitetônico e especulação imobiliária e a facilidade de captura e aproximação do público com esta linguagem. Em termos empíricos, o trabalho foi desenvolvido utilizando um método que analisa, classifica e agrupa a arquitetura com tais características a partir de diferentes variáveis: uso, escala, época de construção, proposta de inserção urbana e valores expressos. Esta classificação permitiu desvendar aspectos específicos dessa manifestação arquitetônica, dos valores expressos e de seu papel na construção da paisagem contemporânea da Ilha de Santa Catarina.
Palavras-chave: arquitetura historicista, linguagem arquitetônica, arquitetura e construção do espaço urbano, Florianópolis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.