Niklas Luhmann: 20 anos do sociedade da sociedade. O lugar do ao mesmo tempo na teoria do direito
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2018.101.03Resumo
Pautada primordialmente por ideias da reflexividade cibernética (com a teoria da informação de Shannon e Weaver, a lógica bivalente de Gotthard Günther, a teoria dos sistemas que observam de Heinz von Foerster, a teoria da forma de dois lados de George Spencer Brown e a teoria da evolução da autopoiesis de Maturana e Varela), Niklas Luhmann desenvolveu sua teoria da sociedade em uma obra composta por onze livros, sendo “Sistemas sociais” o livro introdutório, publicado em 1984, e o livro “Sociedade da sociedade”, publicado em 2007, a parte “final” da obra. Com o objetivo de homenagear o autor devido à aplicação de sua teoria para pensar a América Latina, descrevemos os efeitos da teoria social luhmanniana sobre temas como: ciência jurídica, norma jurídica, validade do direito e hermenêutica jurídica (decisão jurídica). Para isso, exploramos a literatura primária e dos seus críticos, bem como coletamos autores latino-americanos que partem dessa teoria, para isso, lançamos os termos “Luhmann” + o nome de cada um dos vinte países da América Latina.
Palavras-chave: teoria dos sistemas, Niklas Luhmann, sociedade da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.