Proteção dos direitos sociais: desafios do ius commune sul-americano
DOI:
https://doi.org/10.4013/1520Resumo
O presente artigo científico possui como escopo principal o estudo dos direitos sociais, com enfoque na proteção destes nos contextos internacional e regional interamericano. Desta feita, almeja-se, de maneira breve, expor e analisar as dificuldades e os desafios da efetivação dos direitos sociais na América do Sul, em que se vise à construção e pavimentação de um constitucionalismo regional cuja base seja o “ius commune”. Para o desenvolvimento de tal objetivo, apresenta-se o panorama histórico de afirmação dos direitos humanos e dos direitos sociais, bem como noções estruturais dos sistemas de proteção destes últimos tanto no âmbito global como no âmbito regional, de modo a apresentar neste último, sobretudo dentro do contexto sul-americano, os desafios do “ius commune”.
Palavras-chave: ius commune, direitos sociais, região sul-americana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.