Por entre papéis e fios soltos: contribuições para a escrita da História da Educação a partir dos arquivos escolares da escola Técnica Estadual Henrique Lage

Autores

  • Sônia Camara Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sâmela Cristinne Carvalho Ignácio Fundação da Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro
  • Janilce Aparecida Conceição Magalhães Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v6i18.743

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os primeiros esforços constituídos pelas equipes de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no sentido de, por um lado, organizar ações de identificação, sistematização e preservação dos acervos documentais existentes na escola e, por outro inquerir e problematizar os documentos quanto as dinâmicas e fazeres instituídos na escola. Para este intento, estabelecemos como recorte temporal os anos de 1923 a 1930, por considerá-lo fecundo para a compreensão do projeto de profissionalização instituído na escola que, criada em 1923, teve sua história tingida pelos ideais de renovação da educação advindos com o movimento da Escola Nova. A partir dos papéis e dos fios soltos localizados na escola objetivamos tramar uma tessitura que faça emergir “outras histórias” acerca da instituição.

Biografia do Autor

Sônia Camara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) e do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sâmela Cristinne Carvalho Ignácio, Fundação da Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro

 Pedagoga (FFP/UERJ), Especialista em Educação Básica (FFP/UERJ) e Psicopedagogia(ISAT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Supervisora Educacional da Escola Técnica Estadual Henrique Lage-FAETEC. Pesquisadora do Centro de Memória Henrique Lage. Orientadora Educacional do Município de São Gonçalo. 

 

Janilce Aparecida Conceição Magalhães, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro

Bibliotecária formada pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Bibliotecária da Escola Técnica Estadual Henrique Lage – FAETEC.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos