O ensino tipicamente rural no Estado de Sergipe (1947–1951): entre o prescrito e o vivido

Autores

  • Ilka Miglio Mesquita Universidade Tiradentes (Unit)
  • Rony Rei Nascimento Silva Universidade Tiradentes (Unit)

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v5i15.755

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender o tipo de escola que se constituiu enquanto tipicamente rural no estado de Sergipe, no arco temporal que compreende 1947 – 1951, tendo em vista os diferentes objetivos, infraestrutura e proposta pedagógica adaptada ao meio. Assim sendo, tomamos como fonte os relatos orais de oito professores(as) aposentados(as), de oito regiões sergipanas. Chegamos até eles(as) por intermédio do projeto de pesquisa Memória Oral da Educação Sergipana. Para realizar as entrevistas, utilizamos a metodologia da História Oral, seguimos as experiências realizadas por Alberti (2012). Por fim, podemos considerar que o ensino tipicamente rural difundido em Sergipe, foi difundido com a tentativa de introduzir na rede de ensino primário um modelo de escola rural característica para o meio. No entanto, nem todas as escolas situadas no meio rural eram tipicamente rurais, pois coexistiram escolas isoladas que, por sua vez, não possuíram características do ensino tipicamente rural.

Biografia do Autor

Ilka Miglio Mesquita, Universidade Tiradentes (Unit)

Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT. Leciona as disciplinas: Educação Brasileira no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação; História da Educação e Metodologia do Ensino de História no Curso de Licenciatura em História. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), pós-doutorado em História da Educação pela UFMG (2010-2011). 

Rony Rei Nascimento Silva, Universidade Tiradentes (Unit)

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014). 

Downloads

Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Dossiê